terça-feira, 28 de setembro de 2010

Garota Infernal - Parte II

(x) sobre jovens (x) para jovens

“O inferno é uma adolescente”.

Análise sobre os tipos jovens representados:

1) Jennifer:

Ligação com o cenário:
Jennifer achava-se grande para aquela cidade do interior por sua popularidade devido à beleza.
Personalidade (comportamento):
Orgulhosa, Jennifer representa um estereótipo clássico em teen movies americanos: a popular e patricinha líder de torcida. Um tipo fisicamente perfeito, porém cheio de defeitos internos que a tornam até desumana – por mais que um ser seja belo, dificilmente, ele terá uma personalidade totalmente imoral, pois a consciência acaba por prevalecer dependendo da educação e formação do ser.


2) Needy:
Needy, diferente de Jennifer, parece ser apenas mais uma nerd estereotipada característica de filmes teen, mas logo percebemos que muito mais do que isso se esconde atrás de seus óculos grandes e roupas desajeitadas. Se não levarmos em consideração sua aparência, Needy é uma personagem ordinariamente comum, com características próprias, sem idealizações. Além de ser pouco tímida, o tipo representado aqui não se priva do convívio social, tendo até mesmo relacionamentos amorosos e pouco medo de discutir e impor suas ideias aos mais “preciosos socialmente”.
Relação com outros personagens:
A amizade construída desde a infância entre ela e Jennifer é questionada em vários momentos por personagens que apenas observam este estranho relacionamento. Mesmo explicitamente opostas, Needy teima em afirmar que as duas possuem muito em comum. A importância que é conferida a Jennifer, que pode ser confundida com atração lésbica, nada mais é do que uma obsessão. A segurança que lhe é dada, além de todas as experiências que as duas devem ter passado juntas, desde brincadeiras ingênuas até a descoberta da sexualidade (fingiam ser um casal de namorados), leva nossa querida e ofuscada Needy a dependência da “garota infernal”.

3) Colin Gray (emo):
Colin é um personagem secundário, mas que retrata perfeitamente a famosa modinha melancólica que se alastrou por milhares de jovens desta geração. Emotivo, ele segue a corrente expressamente em suas vestimentas pretas e exageradas, uso de acessórios típicos, maquiagem e franja e gostos musicais comuns ao gênero. Porém, não é anti-social e interage com os outros personagens normalmente, inclusive, demonstrando desejos por Jennifer e, no início, interesse pela amizade de Neddy, que entendia seus escritos poéticos com tendências depressivas.

Valores e dilemas juvenis:
A moda sempre existiu, sendo um diferencial de tribos e adquirindo um papel quase fundamental na personalidade em formação de um jovem. Porém, atualmente, isso se pronuncia de forma demasiada e toma proporções maiores na definição de gostos musicais até o molde de como o adolescente deve se comportar em determinadas situações (um exemplo é o “emo” ter um compromisso com a emoção exagerada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário