quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Primeira Noite de um Homem - Parte II

Nesta semana, uma tabela foi elaborada para auxiliar as análises dos filmes, já focando nos principais pontos a serem observados. Este filme já foi analisado dentro deste molde.

(x) sobre jovens ( ) para jovens


Análise sobre os tipos jovens representados:


1. Benjamin (20-21 anos)

Ligação com o cenário:

Residência – local onde não se sente a vontade plenamente, por causa da pressão dos pais.
Hotel – ninho de prazeres, onde quer estar a maior parte do tempo com a Mrs. Robinson.
*Interpretamos uma sequência de cenas na piscina de sua casa como uma alusão ao seu estado de espírito:
No seu aniversário, o pai de Ben anuncia para os convidados um investimento (U$200) que tinha feito naquela data em uma roupa especial de mergulho para que Ben fizesse sua estréia na piscina, dizendo que todos iriam achar engraçado e tal. Insatisfeito mas conformado, Ben caminha lentamente até a piscina, ofegante, e pula dentro dela. Após o primeiro mergulho, tenta voltar à superfície, mas seus pais o empurram de volta.
Interpretação: o pai de Ben o anunciou recém-formado, mostrando o investimento que fez em seus estudos e esperando que ele agradasse a sociedade modelo que os amigos representam naquele universo. Pressionado pelo pai, Ben caminha até a piscina como quem caminha em direção ao futuro e ao pular, significa que já chegou nele, o que é demonstrado pela sua angústia, dentro da água, derivada da indecisão e do desejo de ser diferente. Ao tentar voltar à superfície, que pode representar os seus verdadeiros desejos, os pais o pressionam para que ele pense no futuro que eles esperam.
Durante a “primeira noite”, na hora H, o diretor brinca com o recurso de misturar cenas, ligando esta a um pulo na piscina, onde flutua, relaxado.
Assim, há duas perspectivas do personagem em relação ao que ele deve fazer para “construir” o seu futuro:
a) Flutuando, ele permanece despreocupado com isso, já que descobre outras “fontes de vida”, o prazer, que antes desconhecia, quando focado nos estudos.
b) Afundando, ele está aflito e angustiado com as escolhas que lhe são apresentadas pelo seu mundo.
Outro detalhe é o momento em que a piscina está sendo limpa e ele observa da janela, logo após de se libertar de seus segredos com Elaine e o seu mundo desabar em relação a ela e a Mrs. Robinson. Como se aquilo o inspirasse para limpar a sua suposta sujeira e ir atrás de seu amor que é o que acontece.
*Outra interpretação feita, foi a partir de um ângulo abordado pelo diretor em uma cena onde um aquário aparece em primeiro plano, enquadrando Ben, como se este estivesse ali dentro, preso numa armadilha (que é o aquário para os peixes), sem ter para onde ir.

Personalidade (comportamento):
Confuso, submisso, inseguro, atrapalhado. Essas características transformam-se ao longo da experiência que vive com a Mrs. Robinson e ele acaba desenvolvendo uma autoconfiança e até convicção em sua escolha precipitada (no final do filme).

Valores:
-No início, Ben aparenta certo conservadorismo, resistindo às tentações da Mrs. Robinson.
-Romântico.

Interação com fatos da trama:
-Caso amoroso com Mrs. Robinson.
-Apaixona-se acidentalmente por Elaine Robinson.

2. Elaine Robinson

Personalidade (comportamento)
Ingênua. Transparece uma figura intocável no início da trama, e depois apresenta-se como uma jovem comum e, inclusive, vaidosa - demorando para arrumar-se.
Mostra-se mais sensata e realista do que o Ben ao não aceitar de imediato o pedido de casamento.

Interação com fatos da trama:
Quando Bem interfere em seu casamento, Elaine observa a reação dos convidados e familiares e acaba agindo por impulso, contrariando-os em nome de sua felicidade.


Valores e dilemas juvenis que:


a) Permanecem até hoje:
-Dúvidas em relação ao futuro;
-Insegurança na “primeira noite”;
-Precipitação e dramatização nas escolhas;

b) Mudaram:
- Ben valorizava o investimento que seus pais haviam feito. Ele sente que deve honrá-los. Hoje, os jovens pouco valorizam isso, considerando estes investimentos nada mais que obrigações paternas.
-Respeito pelos mais velhos, que na época eram tratados com formalidades, como Sr. e Sra.

-Castidade. Ben regressou da universidade ainda virgem e sem preocupações mediante este fato. Atualmente, os jovens (principalmente guris) têm o sexo como quase prioridade, importando-se em perder a virgindade durante a adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário