domingo, 3 de outubro de 2010

Os Famosos e os Duendes da Morte - Parte II

(x) sobre jovens ( ) para jovens

Análise sobre os principais tipos jovens representados:

1. Mr. Tambourine Man (menino sem nome)


Ligação com o cenário:
A vontade de viver condenada a um casulo permanente. O menino sem nome, lúcido entre aqueles que sonham em segredo – sonhar em segredo, neste caso, seria não assumir os desejos internos, suprimir estes sonhos que, confinados, levam à ilusão de satisfação, que apenas mascara toda a angústia de todos – deseja expandir sua existência que se faz tão pequena e insignificante naquela cidade interiorana na qual ele vive, onde ele sabe que não é o seu lugar. Em tempos em que a agitação é sinônimo de vida, estar confinado no “cu do mundo” é mais do que uma terrível sina, é o drama de uma juventude que só pode entrar em contato com essa realidade através da internet. Este garoto não se sente confortável em sua casa, onde há um vazio impossível de se preencher, nem em sua escola, onde lhe é imposto uma forma de se comportar que não corresponde aos seus desejos, porém, ainda sim é um lugar onde ele quer ser aceito – podemos notar isso na cena do ginásio, onde estão escolhendo os times de futebol e ele não quer jogar, mas sua expressão relata a angústia de não ser selecionado pelo grupo, de ser excluído e deixado para trás, porque ele ainda é um adolescente e precisa disso. Para piorar, tudo isto está inserido em uma cidadezinha gaúcha que foi colonizada por alemães, cenário desprezado pelo menino sem nome. O computador é seu único meio de inserir-se neste mundo com o qual sonha, que não deixa de ser sonho, afinal, a vida virtual não é uma realidade.
Personalidade (comportamento):
Mr. Tambourine Man representa uma juventude que tem ganhado espaço nos últimos tempos. A juventude entediada, introspectiva, que busca inspiração em ídolos tão inalcançáveis quanto os seus sonhos. Este personagem, caracterizado pela busca de um espaço neste mundo louco, não é apenas desconectado da cidade interiorana, mas também de todo um universo. Um exemplo é o fato dele não gostar de futebol, isso contraria a maioria dos garotos de sua faixa etária, além do próprio Brasil.
Valores:
Mesmo tendo suas razões internas para se revoltar, o menino sem nome não adere a um comportamento que poderia ser questionável. Ele é, inegavelmente, introspectivo, mas isso não esconde sua generosidade e seu respeito pelos outros, o que fica muito claro na cena em que ele visita a casa da avó. Mr. Tambourine Man tem consciência de que nada daquilo que o perturba é culpa de alguém, muito pelo contrário, são todos vítimas desta realidade que pode ser encarada de inúmeras formas. Algumas explosões e atos questionáveis para alguns, como o uso de drogas, não conferem a este personagem uma imagem negativa. É inconformado com algumas coisas, mas, para um jovem nesta situação, é um garoto controlado, consciente, bom.
Interação com personagens/fatos da trama:
Existe um fascínio por Jingle Jangle por ela ter conseguido sair daquele lugar definitivamente e, paradoxalmente, ter se eternizado na Internet. E pelo Julian, por ele ter sido uma espécie de portal que sobreviveu – parte da imagem dela permanece nele.
O relacionamento que o personagem mantêm com a mãe pode parecer superficial em alguns momentos, mas isso não deve ser creditado a nenhum dos dois, pois vivem a perda da mesma pessoa por perspectivas individuais, o que impossibilita que o vazio que paira naquela casa seja preenchido para os dois mutuamente. Enquanto ele carece de um pai, sua mãe carece de um companheiro. Ele encontrou sua "válvula de escape" no computador, que o aproxima de um mundo que não é físico, porém, mais próximo do desejado que qualquer outra coisa da qual ele possa se aproximar. Já sua mãe, "preencheu" esse vazio através da companhia da cadela Inês e de horas gastas na frente da alienadora TV.

2.Jingle Jangle

Jingle Jangle é uma personagem misteriosa. Pouco do que sabemos sobre essa garota, que aparece constantemente entre as cenas que expõe os acontecimentos que se passam com o menino sem nome, nos é apresentado em um diálogo entre Diego, seu irmão, e Mr. Tambourine Man, garoto encantado pela imagem silenciosa, mas não inexpressiva, dessa garota que não precisou de ninguém para ir embora. Assim como outros moradores dessa cidadezinha de interior, Jingle Jangle, tomou consciência de que algo estava errado por ali. Seria o lugar? Seria ela? De alguma forma, a garota sem pernas passa a se relacionar com Julian, acusado por quase todos os moradores dos arredores de ter sido culpado pelo destino trágico dela. Jingle Jangle atirou-se da ponte - assim como Julian que, por motivos desconhecidos, sobreviveu – mas, antes, eternizou-se na internet através de vídeos e fotos muito curiosos, que significam muito se forem observados com olhos atentos. Mesmo que ela tenha morrido, é tida pelo menino sem nome como inspiração, pois de uma forma ou de outra, ela se libertou daquela realidade tão opressora para alguns. Por que Jingle Jangle se matou ao invés de fugir? Não sabemos nem ao mesmo se o seu desejo primordial era sair dali, mas, se fosse, talvez o medo tenha sido decisivo na sua escolha.

É totalmente válido conferir alguns vídeos da "garota sem pernas":

Um dos estranhos vídeos mostra-a sendo sujada por Julian, que ainda carrega em si alguma coisa que restou dela, assim como a internet. Em outro, vemos ela sendo, tecnicamente, sufocada por ele – num sentido figurado, isso tudo pode significar a influência dele em sua personalidade. No entanto, não podemos julgá-lo como a pessoa que “sujou-a”, levou-a para o triste fim, pois em nenhum dos vídeos Jingle Jangle mostra-se receosa ou contrária ao que é feito consigo, sendo que em alguns ela inclusive sorri e parece divertir-se.

Tuane Eggers, a atriz que interpreta Jingle Jangle, tem um trabalho interessantíssimo como fotógrafa, inclusive, foi responsável pelas fotos que aparecem no filme, o que nos causa um certo estranhamento, pois não conseguimos distinguí-la da personagem. Vale a pena conferir suas outras fotografias no link: http://www.flickr.com/photos/uncolortv/

3. Diego

Diego aparece colando na prova do colégio, quer transar e procura na droga uma forma de acabar com o tédio. Representa um jovem cansado da impessoalidade da Internet e que almeja, ainda que naquela cidadezinha, viver experiências típicas juvenis; e é assim que lida com o fato de ter nascido lá: aproveita como pode o que lhe é possível, afinal, não se sente deslocado entre os outros jovens locais e já está conformado e acostumado com a sua condição perante a distância do movimento global.

Interação com personagens/fatos da trama:



Tem uma grande amizade com Mr. Tambourine, embora ambos tenham desejos diferentes. É filho da professora da escola local e irmão da suicida Jingle Jangle, por isso, tem ódio de Julian, assim como o resto da cidade.

Valores e dilemas juvenis



O mundo paralelo está em movimento e existem meios de comunicação e mídias que o levam a enxergar isso, porém, seu corpo está preso a um lugar onde predomina o marasmo. Mesmo havendo outros jovens no local, que se divertem como podem, o garoto sem nome almeja mais do que isso, pois não procura a diversão e, sim, uma espécie de libertação.
“Parecia que tu tava em outro tempo”, disse Julian para o menino sem nome ao ver-lo girando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário