quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Habeas Corpus da Juventude no Cinema é a identidade do blog que coexistirá e servirá como um complemento do nosso projeto de pesquisa chamado, provisoriamente, de “Adolescendo a Sétima Arte”. A ideia do projeto surgiu em junho de 2010, no colégio São Judas Tadeu, localizado em Porto Alegre – RS, onde os professores Graziela, de História, e Janio, de Filosofia, sugeriram a elaboração de uma pesquisa para a mostra no Salão de Atos da UFRGS, em outubro deste mesmo ano. O grupo, composto atualmente por Gabriel Pessoto, Luiza Nascimento, Rodrigo Cirne e Pedro Braathen, aceitou participar e, após uma semana, os orientadores trouxeram o tema “Juventude no Cinema”, onde analisaremos conceitos de juventude e filmes que a abordam. Nós adoramos.
A ideia do blog é utilizar o termo “Habeas Corpus”, que é um instrumento que alega tua liberdade como cidadão, para concedê-lo às juventudes, pois este é um direito que poucas vezes lhes foi dado ao longo da História. Através de rótulos e estereótipos, os jovens têm sido representados no cinema por décadas sem haver, na maioria das vezes, uma reflexão por parte do público sobre o comportamento destas juventudes julgadas e classificadas erroneamente. Até a rebeldia e a marginalização podem ser explicadas e perdoadas, afinal, nesta fase, crises existenciais reformam a personalidade da pessoa gradativamente.

[...]Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.
Rainer Maria Rilke - Cartas a um jovem poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário